Motor 24 (portugal)
Auto-estradas ainda são a maneira mais fácil de ligar dois pontos rapidamente e por um custo baixo. As maiores auto-estradas do mundo atravessam continentes inteiros, duas delas com mais de 10 mil quilómetros de extensão. Os Estados Unidos têm o maior número de auto-estradas de grande dimensão, e nenhuma das 10 maiores fica na Europa.
10 – Interstate 80 (4666 km)
Esta auto-estrada americana faz uma ligação costa a costa, ligando São Francisco ao estado de Nova Jérsia, passando por Sacramento, Salt Lake City e Des Moines.
9 – Interstate 90 (4861 km)
Esta é uma alternativa à US 20, atravessando também a zona norte, ligando Seattle a Boston, através do tecido industrial dos Estados Unidos, incluindo Chicago, Gary, Cleveland e Albany.
8 – Auto-estrada US 6 (5148 km)
Atravessa quase todo o país, mas pelo centro. Arranca de Bishop, no fronteira da Califórnia com Nevada, e termina em Provincetown, no Massachusets, passando por Denver, Gary e Cleveland.
7 – Auto-Estrada US 20 (5415 km)
Liga o Pacífico ao Atlântico pelo norte dos Estados Unidos, começando em Newport, no Oregon, e terminando em Boston, no Massachusets. De caminho, atravessa o rio Mississipi e passa por Chicago.
6 – Auto-Estrada Nacional 10 (5700 km)
Atravessa várias rotas na China, ligando Tongjiang a Sanya, em Hainan, e passando por várias cidades e províncias importantes incluindo Xangai, Zhejiang e Guangdong.
5 – Quadrilateral Dourada (5846 km)
É um circuito à volta da Índia, ligando as cidades de Deli, Calcutá, Bombaim e Chennai (Madras), garantindo o acesso da capital indiana às principais metrópoles do país.
4 – Trans-Canadá (8030 km)
Tem duas secções, mas a principal parte de Victoria, na Columbia Britânica, junto ao Pacífico, e atravessa todo o país, passando por Calgary, Ottawa e Montreal, terminando em St. Johns, na Terra Nova.
3 – Trans-Siberiana (c. 11.000 km)
Atravessa quase toda a Rússia, ligando S. Petersburgo, na Europa, a Vladivostok, na Ásia. Pelo caminho, passa por cidades como Moscovo, Novosibirsk e Irkurtsk.
2 – Auto-Estrada nº 1 (c. 14.500 km)
Via circular que liga as principais cidades costeiras australianas, incluindo Melbourne, Adelaide, Perth, Darwin, Cairns, Brisbane e Sydney.
1 – Via Panamericana (c. 30.000 km)
Liga Anchorage, no Alaska, a Ushuaia, no sul da Argentina, mas tem vários caminhos alternativos e ligações paralelas. Há também uma estação de 160 km na selva do Panamá onde a estrada está interrompida.