Equipes de fiscalização apreenderam, na Rodovia BR-222, um caminhão transportando cerca de 82 volumes contendo roupas, sapatos e itens de cama e mesa, desacompanhados de nota fiscal. As informações foram divulgadas neste domingo (26). A carga estava escondida entre outras mercadorias, que estavam devidamente acobertadas com documento fiscal. Foi necessário fazer a contagem da carga para constatar a diferença da mercadoria declarada e a transportada.
O flagrante no sábdo (25), ocorreu durante a Operação Novembro Verde, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Polícia Militar e que começou no dia 14 deste mês em vários locais do estado.
O condutor do veículo trafegava por um ramal próximo à cidade de Rondon do Pará, tentando fugir do posto de fiscalização da Sefa localizado na Rodovia BR-222, no município de Abel Figueiredo, rota normalmente utilizada no transporte de cargas.
A mercadoria era procedente de Minas Gerais, com destino ao município de Belém. Após conferência, verificou-se que as mercadorias desacompanhadas de documento fiscal totalizavam R$ 40 mil . Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de 12 mil reais e o crédito tributário foi recolhido com redução de multa. A carga foi liberada para seguir ao destino.