SÃO PAULO (Reuters) – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta terça-feira a prorrogação dos contratos da Estrada de Ferro Carajás e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, ambas operadas pela Vale, em importante etapa para a mineradora ter renovadas antecipadamente tais concessões.

“Trata-se de mais uma etapa formal. O processo será analisado ainda pelo Ministério de Infraestrutura e pelo Tribunal de Contas da União”, ponderou a Vale, em nota.

Após as aprovações dos órgãos, a proposta será submetida ao conselho de administração da Vale, acrescentou a mineradora.

Segundo a agência reguladora do setor, os benefícios esperados com a ampliação dos contratos por mais 30 anos serão a obrigatoriedade de investimentos em segurança e o aumento de capacidade.

A prorrogação, quando efetivada, vai antecipar investimentos que seriam feitos apenas a partir de 2027, segundo a ANTT. A Vale obteve em 1997 as concessões para a estrada de Ferro Vitória a Minas e da estrada de Ferro Carajás.

Questionada, a Vale não comentou sobre o montante de investimentos que seriam feitos.

Separadamente, a Vale disse que considera construir ferrovia e porto no Pará para atender possível expansão da capacidade de produção de Carajás Serra Sul, para 150 milhões de toneladas por ano.

A ferrovia teria 400 quilômetros e iria conectar a Estrada de Ferro Carajás (EFC) ao Porto da Vila do Conde.

Segundo a empresa, a medida poderia contribuir com o “desengargalamento” do Porto de Ponta da Madeira, no Maranhão, por onde a Vale hoje escoa o minério de sua maior mina.

(Por Aluísio Alves, com reportagem adicional de Roberto Samora)