Acidente entre caminhões causa fogo e fecha Avenida Bandeirantes, em SP

G1

Um acidente envolvendo um caminhão bi trem e um caminhão-tanque carregado com gasolina na Avenida dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, causou explosão na madrugada deste sábado (13). A colisão traseira ocorreu embaixo do Viaduto Santo Amaro, sentido Imigrantes, e a estrutura pode ter sido abalada, segundo o Corpo de Bombeiros. O incêndio foi controlado por volta das 6h20.

Agentes da Defesa Civil e engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana vistoriam o local para avaliar as condições estruturais do viaduto e a necessidade de interdições no trânsito para os próximos dias.

O motorista enfrenta 4,6 km de lentidão na Av. dos Bandeirantes sentido Marginal do Rio Pinheiros, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Na direção da Rodovia dos Imigrantes, o bloqueio continua por causa do acidente. A Marginal do Rio Pinheiros está com tráfego lento entre as pontes Cidade Jardim e Morumbi por causa da interdição do acesso para a Av. dos Bandeirantes.

O condutor do bi trem, carregado de açúcar, conseguiu escapar antes do fogo tomar a cabine. “A moça tentou invadir a minha faixa, eu sai desviei dela, ai deu vermelho [semáforo fechado], o cara já saiu e eu bati nele. Já bateu, já pegou fogo. A minha sorte é que a porta abriu, ai eu peguei e sai”, relatou o motorista Manuel Messias da Silva. Ele ficou ferido na perna.

O motorista do caminhão-tanque não se machucou e contou ao SPTV que ia fazer o retorno, embaixo do viaduto, para acessar a Avenida Santo Amaro. O motorista disse que passou o sinal verde, mas não viu o bi trem. Segundo a Prefeitura, o trabalho de remoção deve ser feito até o fim da tarde deste sábado. Quanto aos danos no viaduto, o Departamento Jurídico do Município vai avaliar se cabe a cobrança ao motorista que causou o acidente.

Desvios
Na Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, o acesso à Ponte Engenheiro Ari Torres está bloqueado. O motorista deve acessar a ponte Octavio Frias de Oliveira (ponte estaiada) para acesso à Avenida Roberto Marinho.

Na Avenida dos Bandeirantes (sentido Marginal/Imigrantes), o desvio é feito pela rua Guaraiuva, que dá acesso à Avenida Santo Amaro no sentido bairro. Na Bandeirantes (sentido Imigrantes/ Marginal), o desvio é feito pela Alameda dos Nhambiquaras para acesso à Avenida Santo Amaro, no sentido centro.

Na Avenida Santo Amaro (sentido bairro/centro) o acesso é feito pela Rua Demostenes para acesso à Avenida Vereador José Diniz e posteriormente Av. Santo Amaro, no sentido Centro.

Linhas de ônibus remanejadas
A SPTrans também organizou um desvio de pelo menos 30 linhas de ônibus que normalmente passam pelo Viaduto Santo Amaro.

Sentido Centro
Av. Santo Amaro, Rua Demóstenes, Av. Vereador José Diniz, Av. Ibirapuera, Alameda dos Jurupis, Av. Moaci, Av. Bem-Te-Vi, Alameda dos Arauanás, Av. Cotovia, e volta para a Av. Santo Amaro.

Sentido bairro
Av. Santo Amaro, Rua Iraúna, Av. dos Bandeirantes, Rua Alvorada, Rua Doutor Manoel da Rocha, Rua Conceição de Monte Alegre, Rua Texas, Rua Guaraiuva, Av. Padre Antônio José dos Santos, até a Av. Santo Amaro, voltando ao trajeto normal.