Agentes Federais apreendem caminhões com madeira ilegal no MA

Do G1

Dois homens foram presos por extração ilegal de madeira da Reserva Biológica do Gurupi na BR-222, Povoado Reta, no Município de Açailândia, 600 Km de São Luís.

Os agentes federais com apoio de policiais militares apreenderam os dois homens que transportavam em dois caminhões toras de madeiras de diversas espécies, entre elas a maçaranduba, uma espécie de alto valor comercial.

Segundo Pedro Lins, coordenador de operações, os dois homens aprendidos não possuíam documentação da madeira e nem documentos de identificação. “Os condutores sem identificação e muito menos com os documentos da madeira. Então, eles foram devidamente aprendidos e vão ser alvo de investigação dos responsáveis, provavelmente, serão autuados e responderá processo federal”, revelou.

A madeira tinha como destino as serrarias do município de Buriticupu. Os caminhões apreendidos foram levados para o pátio do Quartel da Policia Militar em Açailândia.

A operação que tem por objetivo combater a retirada irregular de madeira da Reserva Biológica do Gurupi é realizada durante o ano todo e desta vez, a equipe conta com 20 agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além do apoio de agentes da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA).

De janeiro à primeira semana deste mês, as operações já resultaram em R$ 1.700.000,00 em multa. Seis caminhões foram apreendidos, 18 autos de infração e 100 metros cúbicos de madeira apreendida.

Tenente Alves do Batalhão Ambiental da Policia Militar, afirmou que estão realizando as operações dentro da reserva, justamente, para evitar que outros crimes ambientais venham ocorrer na região. “Estamos dentro da área da reserva, justamente, para coibir esse crime que eles cometem”, afirmou.

A reserva vive um período de mudanças da paisagem causadas pelos incêndios na região. A escassez de alimento, de água, as perdas dos habitats somadas a ação irresponsável do homem ameaçam a riquíssima biodiversidade da reserva.

“É uma região de bastante extração ilegal, região de conflito e o estado vai estar atuando constantemente. As Forças Federais, Estaduais, a Policia Militar do Maranhão tem dado um apoio para o combate dessa extração ilegal de madeira”, finalizou o coordenador de operações, Pedro Lins.