ANTT discute duplicação da BR-153 e prevê aumentar pedágio

A discussão ficou  em cima de dois novos lotes de duplicação. São dois trechos: 51 quilômetros deIcém (SP) ao Distrito Industrial de Carlos Arnaldo,  em Rio Preto, e outros 33 quilômetros  entre Promissão (SP) e Getulina (SP), na região de Bauru (SP). O projeto também prevê construção de retornos,  passarelas e acessos as cidades.

Só que esses novos empreendimentos vão refletir no bolso do motorista, porque a tarifa de pedágio vai aumentar. Vai passar dos atuais R$ 4,30 para R$ 7,70. Segundo o Dnit, o reajuste pode ser ainda neste primeiro semestre. As obras mesmo só começam no ano que vem e devem custar R$ 877 milhões. “Qualquer inclusão de obrigações no contrato de concessão que não estava previsto tem reflexo no pedágio, mas o usuário terá o benefício de ter uma rodovia com mais fluidez do que hoje. A fluidez era um ponto negativo da rodovia”, afirma o superintendente da ANTT, Luiz Fernando Castilho.

Mas o trecho urbano da BR-153 que passa por Rio Preto não entrou em discussão na audiência pública. Segundo a ANTT essa parte pertence ao Dnit.  A ANTT já fez um pedido para que esse trecho fosse transferido para a concessionária, mas o Ministério dos Transportes negou esse pedido. “Isso não é imutável, mas a ANTT tomou as providências para as obras necessárias serem executadas”, diz Castilho.

“A Transbrasiliana foi consultada pela ANTT e se colocou favorável a assumir a obra, só que isso está condicionado a rescisão do contrato que está em vigor. Como isso não aconteceu, não foi possível incluir nessa audiência pública”, diz Dorival Pagani Júnior, presidente da concessionária da BR-153.

A audiência pública serviu para reunir dúvidas e acrescentar propostas ao projeto. Mas como a audiência foi em Rio Preto, a maioria queria mesmo era cobrar a duplicação do trecho da BR em Rio Preto. O movimento Duplica já, que há oito anos briga para que essas obras aconteçam, esteve na audiência. “Fomos pegos de surpresa e Rio Preto foi deixada para trás, nos traz apreensão porque nosso fluxo de veículos não melhora, só piora, as perdas de vida aumentam e toda a conturbação publica está cada vez maior”, diz Sônia Maria Gomes, representante do movimento.

O superintendente da ANTT pediu para que essas pessoas enviassem suas dúvidas e reclamações para o Dnit, responsável pelo trecho e a audiência terminou sem novidades para Rio Preto.  É importante lembrar que a concessionaria  da BR-153 tem a obrigação de duplicar um trecho que vai  de Rio Preto até  praça de pedágio de José Bonifácio (SP) em dois anos.

O Ministério dos Transportes disse que o contrato de concessão não previa melhorias na área urbana, feitas pela concessionária. Disse ainda que todo o processo de duplicação do trecho urbano, já vem sendo feito pelo Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes,  e que seria um retrocesso passar a obra para a concessionária.

O ministério informou também que uma empresa já foi contratada, por meio de licitação, para fazer a duplicação e que atualmente está desenvolvendo projetos básicos que depois serão encaminhados para avaliação da ANTT. Sobre o prazo para início da duplicação do trecho urbano de Rio Preto, o Dnit disse que está desenvolvendo os projetos e que a medida que vão ficando prontos tão sendo enviados pra Antt e assim que todos forem aprovados as obras começam.