Atenção nas estradas

Atenção nas estradas – O Tempo

Dirigir na estrada requer uma postura diferencidada do motorista. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) divulgou alguns cuidados que devem ser tomados para uma viagem tranquila. A primeira delas sugere que o motorista planeje bem sua rota, observando o horário de saída, o tempo que vai passar na estrada, onde ficam as praças de pedágio, os postos de abastecimento e os pontos de descanso.

Existem também algumas regras básicas de segurança. A primeira delas é nunca dirigir com sono nem sob efeito de bebidas alcoólicas. Faça com que todos no carro usem o cinto de segurança – inclusive no banco traseiro. É importante também utilizar o equipamento correto de retenção de criança.

Na pista

Parece óbvio, mas também é importante que o motorista não exceda os limites de velocidade e não ultrapasse em trechos da estrada nos quais essa manobra é proibida. E, nos trechos em que é permitida, ultrapasse apenas um veículo de cada vez. Isso faz com que você permaneça menos tempo na pista contrária. Esse tipo de manobra, quando mal-executada, tem alto índice de fatalidade.

Muito cuidado com caminhões e ônibus. Ultrapasse-os somente pela esquerda. Os pontos cegos que esses veículos têm à direita são muito grandes. O motorista pode não enxergar você.

Em condições de chuva ou neblina, reduza a velocidade. E nunca use o pisca-alerta com o carro em movimento. O motorista do carro que estiver vindo atrás pode ter a impressão de que você parou na estrada, e fazer alguma manobra brusca e perigosa.

O acostamento só deve ser usado para paradas de emergência. Se você quiser descansar, procure um posto ou outro lugar seguro.