Bando sequestra caminhões e destrói posto de policiamento no Rio

Extra Rio

Bandidos da quadrilha do traficante Wagner Barreto de Alencar, o Cachulé, destruíram a tiros de fuzil no sábado, o Posto de Policiamento Comunitário (PPC) da Vila Joaniza, no Morro do Barbante, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Durante a ação dos criminosos, executada em represália a uma operação que a polícia planejava para acabar com um baile funk, dois policiais ficaram encurralados e precisaram ser resgatados com auxílio de um blindado da PM e de um helicóptero.

Os veículos, um compactador e um caminhão-satélite ( próprio para recolher lixo em becos), foram usados em barreiras improvisadas e estacionados na entrada do morro. Tudo para evitar a aproximação de policiais do Batalhão de Choque, acionados para resgatar os PMs que estavam no PPC . Em meio a um forte tiroteio que se seguiu, quatro garis e dois motoristas que trabalhavam na limpeza procuraram abrigo na casa de moradores.

Polícia Militar reforçou o policiamento no entorno do do Morro do Barbante
Polícia Militar reforçou o policiamento no entorno do do Morro do Barbante Foto: Marcos Nunes

O grupo ficou abrigado por, pelo menos, seis horas e não sofreu ferimentos, até conseguir sair em segurança da comunidade. Todos receberão apoio psicológico da Comlurb. Segundo Rubens Teixeira, presidente da empresa, os veículos foram devolvidos neste domingo, quase 24 horas após o confronto entre PMs e bandidos.

— Fizemos um esforço e conseguimos que os veículos fossem liberados sem danos. Vamos dar todo suporte necessário para a equipe que ficou no meio do tiroteio, incluindo apoio psicológico — disse

As fotos do PPC da Vila Joaniza depredado circularam inicialmente m grupo de policiais e depoais acabaram ganhando as redes sociais.

Neste domingo, a PM reforçou o policiamento no entorno do Morro do Barbante. Por volta das 15h, um blindado e uma patrulha da PM estavam estacionados na entrada da comunidade. Cerca de 20 policiais patrulhavam o local. A Polícia Civil informou que a 37ª DP Ilha do Governador) investiga o ataque. Ainda segundo a polícia, Wagner Barreto de Alencar tem em seu nome um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio. Ele é considerado foragido do sistema penitenciário de 2016.

A Polícia Militar emtiu nota sobre o ataque. Abaixo, o comunicado da PM.

“Na manhã deste sábado (25/11), dois policiais do Posto de Policiamento Comunitário (PPC) do 17º BPM (Ilha do Governador), na comunidade de Vila Joaniza, no Complexo do Barbante, foram atacados por criminosos fortemente armados, que dispararam contra o PPC. A equipe se abrigou no interior do posto, e foi resgatada por policiais do Batalhão de Choque (com uso do blindado) e de um helicóptero do GAM. O fato foi apresentado na 37ªDP.

O Posto de Policiamento Comunitário (PPC) da Vila Joaniza já estava em processo de desativação, por solicitação do comando do 17ºBPM, a partir de uma avaliação estratégica. Após o ataque criminoso ocorrido nesse sábado, o comando da Unidade optou pela definitiva desativação do posto para, posteriormente, implementar um novo tipo de policiamento no local”.