BM aprova empréstimo de US$ 200 milhões para melhorar rodovias na Bahia

Washington, 1 fev (EFE).- O Banco Mundial (BM) aprovou nesta segunda-feira um crédito de US$ 200 milhões para a melhoria da rede de estradas na Bahia, o que beneficiará mais de 250 mil pessoas nas regiões rurais do estado.

Esses recursos serão destinados ao financiamento da segunda fase do “Projeto de Reabilitação e Manutenção de Estradas na Bahia”, e a seus cerca de 60 mil usuários diários.

“Precisamos continuar melhorando as condições de nossas estradas, já que são o meio de transporte básico no estado e um fator de desenvolvimento regional importante”, disse o governador Rui Costa em uma nota de imprensa.

O Banco Mundial ressaltou que mais de 90% de todos os bens produzidos no estado, que tem mais de 14 milhões de habitantes, são transportados por rodovias, por isso as más condições da rede viária “elevam os custos logísticos e contribuem para altos níveis de poluição”.

De fato, calcula-se que mais de 3.500 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito na Bahia em 2015.

Além de seus 10 mil quilômetros de estradas estaduais, a Bahia conta com 120 mil quilômetros de vias rurais que servem as áreas mais remotas e são fundamentais para ligar os pequenos agricultores e pecuaristas com os mercados e os serviços sociais.

“Estamos satisfeitos em apoiar as metas de desenvolvimento em longo prazo no estado. Graças à redução dos custos de se fazer negócios em áreas rurais, o projeto terá efeitos significativos na criação de emprego e renda, assim como vai melhorar o acesso da população rural aos serviços sociais”, explicou Martin Raiser, diretor do BM para o Brasil.

O empréstimo tem um prazo de amortização de 35 anos e conta com um período de graça de 4,5 anos.

Uol Economia