BR-280 ganha novo prazo para conclusão de obras

Em 2016, quando o governo federal apresentou o Plano Plurianual (PPA), o conjunto de investimentos para os próximos quatro anos, causou surpresa o prazo para a conclusão da BR-280, de setembro de 2021. Foi considerado distante demais porque se imaginava que obra ficaria pronta antes.

Já no PPA 2020-2023, enviado na sexta ao Congresso Nacional, a duplicação, evidentemente, ganhou novo prazo: é para terminar em julho de 2023. Agora, a surpresa será no sentido inverso, afinal, se sabe que o prazo é curto demais para uma obra com tamanha escassez de recursos. 

Qual a prioridade?

Em dado momento sobre os debates envolvendo os investimentos federais em Santa Catarina, a duplicação da BR-470 parecia estar na dianteira na preferência em relação à BR-280, se levado em conta o fato de a estrada ser escolhida para a visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Pois a BR-470 ficou com R$ 50 milhões na proposta do orçamento para 2020 e a 280, com R$ 70 milhões. Nos dois casos, quantias insuficientes para dar ritmo ideal aos trabalhos. 

Agenda

O deputado federal e presidente do PSL/SC, Fabio Schiochet, tem roteiro nesta segunda-feira (2) em Joinville, com visitas à Prefeitura e Câmara, entre outros compromissos. Foi em Joinville que Schiochet teve seu melhor resultado na eleição fora de Jaraguá do Sul, com 7,6 mil votos. O deputado estadual Sargento Lima e o secretário Derian Campos acompanham a visita. 

Suspensão

No encontro de sexta, quando foi aprovada a expulsão do deputado Átila Lira (PI) e a suspensão de outros nove deputados, entre eles Rodrigo Coelho, por terem votado a favor da reforma da Previdência, o PSB adiantou que a punição poderá ser encerrada se os parlamentares se adaptarem às diretrizes do partido. Como quer sair do PSB, Coelho vai à Justiça para derrubar a suspensão – que não impede o exercício do mandato de deputado.

Sem liberação

Uma das prioridades da retomada das obras de drenagem do rio Mathias, a intervenção na avenida Paulo Medeiros, um dos trechos da Beira-rio, continua em obras. Assim, ainda não há prazo para ser desfeita a mudança no trânsito em frente ao Mercado Público realizada em 2016.