Caminhoneiros que utilizam as rodovias no Maranhão reclamam da péssima situação das estradas e da piora das vias com o período chuvoso. Ouça a reportagem da EBC.
O sul do estado, apontado pelos profissionais como a região com os trechos mais críticos, é cercado por fazendas de soja e milho e as estradas são as vias de escoamento da produção.
O caminhoneiro Flávio Azevedo reclama da falta de manutenção e da qualidade dos produtos utilizados na hora de recuperar os trechos danificados. Segundo Azevedo, os prejuízos são altos.
A situação já teria sido repassada para os órgãos responsáveis, como o Dnit – o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, mas sem solução, como aponta o presidente do Sindicato dos Taxistas e Caminhoneiros do Maranhão, Renato Medeiros.
Mas a situação poderia estar pior. De acordo com o produtor e presidente do Sindicato Rural de Balsas, Jorge Salibi, o governo do estado disponibilizou uma série de maquinários para a manutenção das vias. Para ele, a situação já deveria ter sido resolvida há muito tempo, no caso da BR 324, por exemplo.
O Dnit informou que a BR 324 ainda não foi construída. Ela consta no Plano Nacional de Viação apenas como planejada. Quando for construída vai ligar as cidades de Balsas a Ribeiro Gonçalves, na divisa com o Estado do Piauí, com uma extensão total prevista de 107km.
Atualmente, a ligação entre essas cidades é feita pela rodovia estadual MA 378, que foi apenas implantada e é de responsabilidade do governo estadual. A BR 324 será uma rodovia coincidente, absorvendo o mesmo traçado da rodovia estadual.
Até o fechamento dessa edição, a Secretaria de Infraestrutura do Maranhão não respondeu aos pedidos de informação.