Cargo Connect ganha vida com tecnologias semiautônomas e de conectividade

A Ford fez a apresentação de um caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade na Fenatran/2017, que está sendo realizada em São Paulo. Trata-se do Cargo Connect, modelo com plataforma tecnológica moderna e projetado para atender dois fatores importantes no transporte: a segurança veicular e a produtividade.

O Connect foi mostrado como um lançamento previsto para os próximos anos e, com ele, a Ford enxerga a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga.

O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8×2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.

Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.

Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem.

Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.