G1
Uma comitiva de Santa Catarina está propondo mudanças nos trechos de rodovias do estado que estão no programa de Concessões do Governo Federal. Políticos, empresários e comerciantes catarinenses se reuniram nesta segunda-feira (15) em Brasília.
As sugestões chegaram ao Ministério dos Transportes oito meses após o anúncio das concessões. Quem está propondo são deputados estaduais, federais e entidades do estado.
A principal mudança é em relação à BR-282. No projeto original, a concessão começa pelo trecho que vai para o Paraná. A comitiva defende que as obras iniciem pela duplicação do binário 282-470, desde o trevo de Irani, no Oeste de Santa Catarina, até o Litoral do estado.
“Nos entendemos que temos que ligar também a 282 à 470 para levar a oito portos que Santa Catarina tem e não beneficiar um único porto no Paraná. Essa é uma inclusão que achamos que tem de ser revista”, detalha Clóvis Afonso Sporh, presidente das entidades empresariais de Chapecó.
Outra proposta é incluir nas concessões um trecho que ficou de fora: de São Miguel do Oeste, na BR-282, até Dionísio Cerqueira, na BR-163.
A Secretaria de Fomento para Ações de Transportes informou à equipe da RBS TV que vai levar as sugestões para o Ministro dos Transportes. A comitiva catarinense deve receber uma resposta em quinze dias. No cronograma do Governo Federal, os leilões das estradas deveriam acontecer em 2015 e 2016, mas nenhum foi feito.