Comitiva propõe mudanças nas concessões de rodovias em SC

G1

Uma comitiva de Santa Catarina está propondo mudanças nos trechos de rodovias do estado que estão no programa de Concessões do Governo Federal. Políticos, empresários e comerciantes catarinenses se reuniram nesta segunda-feira (15) em Brasília.

As sugestões chegaram ao Ministério dos Transportes oito meses após o anúncio das concessões. Quem está propondo são deputados estaduais, federais e entidades do estado.

A principal mudança é em relação à BR-282. No projeto original, a concessão começa pelo trecho que vai para o Paraná. A comitiva defende que as obras iniciem pela duplicação do binário 282-470, desde o trevo de Irani, no Oeste de Santa Catarina, até o Litoral do estado.

“Nos entendemos que temos que ligar também a 282 à 470 para levar a oito portos que Santa Catarina tem e não beneficiar um único porto no Paraná. Essa é uma inclusão que achamos que tem de ser revista”, detalha Clóvis Afonso Sporh, presidente das entidades empresariais de Chapecó.

Outra proposta é incluir nas concessões um trecho que ficou de fora: de São Miguel do Oeste, na BR-282, até Dionísio Cerqueira, na BR-163.

A  Secretaria de Fomento para Ações de Transportes informou à equipe da RBS TV que vai levar as sugestões para o Ministro dos Transportes. A comitiva catarinense deve receber uma resposta em quinze dias. No cronograma do Governo Federal, os leilões das estradas deveriam acontecer em 2015 e 2016, mas nenhum foi feito.