O senador Dário Berger (PMDB-SC) cobrou mais agilidade do governo federal para o andamento das obras em seu estado. Ele reclamou da demora para a liberação da autorização dos órgãos ambientais para que seja concluído o entorno da BR 101, que liga o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trecho norte da obra, que vai aliviará o trânsito em Florianópolis, deveria ter sido entregue em 2012.
Dário Berger ainda citou problemas semelhantes com as BRs 470 e 380, também em Santa Catarina. Para ele, a burocracia do governo emperra obras de logística no estado, que está atrasado em vinte anos na duplicação de rodovias por dificuldades como falta de recursos, desapropriação e autorização.
— O governo precisa apresentar um plano mais ágil, mais dinâmico, com maior capacidade de realização para que efetivamente a gente possa atender às dificuldades por que passa, sobretudo, o meu estado. E é através dessas estradas, dessas rodovias federais, que circulam a riqueza de Santa Catarina. E por isso, nós não podemos medir esforços nem poupar recursos para que as obras possam ser realizadas num curto espaço de tempo.
Agência Senado