Terminada a temporada de chuvas na região Norte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acaba de retomar as obras de pavimentação na BR-163/PA, no trecho entre Novo Progresso e Moraes de Almeida. A meta é concluir o asfaltamento de cerca de 50 quilômetros até Miritituba (PA) ainda em 2019. Nos últimos dias, equipes da autarquia aproveitam janelas climáticas favoráveis para reiniciar os trabalhos de pavimentação da rodovia – segundo principal corredor logístico do país.

“O DNIT vai entregar à sociedade brasileira essa importante obra, o que certamente dará um dinamismo especial para a logística brasileira, ainda nesse ano. A importância para a agricultura e para o comércio deve extrapolar os limites nacionais, atingindo repercussões internacionais pelo grande volume de grãos que serão exportados a partir de 2.020. Isso vai gerar novos empregos, melhores condições de trabalho para nossos caminhoneiros e vai alavancar a economia do nosso país”, destacou o diretor-geral do DNIT, general Antônio Santos Filho.

Logística da obra

As obras estão sob a responsabilidade do Exército Brasileiro e de empresa contratada pelo DNIT. Em função das características do clima e do solo da região, a autarquia fez um planejamento de toda a logística necessária para assegurar o avanço das obras a partir de maio. Essa preparação incluiu produção e estoque de material para a execução dos serviços de engenharia.