Empresa paga R$ 20 milhões por corrupção no pedágio no Paraná

A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal do Paraná fechou acordo de leniência com a empresa Purunã, no âmbito da operação Integração, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina por concessionárias do pedágio para políticos e agentes públicos em troca de aumento de tarifas e cancelamento de obras. Pelo acordo, a empresa confessou ter gerado caixa para que a Rodonorte fizesse pagamentos ilícitos em troca da “obtenção de modificações contratuais”. E se comprometeu a pagar R$ 20,5 milhões ao Estado como compensação pelos crimes praticados. Fechado na semana passada, o acordo ainda precisa ser homologado pela Justiça.
Deste valor, R$ 20 milhões serão destinados à execução de parte das obras que sejam consideradas prioritárias atualmente pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) nas rodovias paranaenses concedidas à Rodonorte. O restante será destinado aos cofres do estado do Paraná. O acordo é o primeiro firmado entre a Lava Jato e uma empresa que participou lateralmente do esquema de corrupção nas concessões de rodovias no Esstado. Segundo o procurador Felipe Camargo, a empresa também está prestando informações “sobre como foi gerado dinheiro em espécie para pagamentos de propinas a altas autoridades do estado”.
De acordo com o coordenador da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, os acordos fechados pela operação vêm permitindo “explicar pedágios caríssimos, estradas sem duplicação e a falta ou demora das obras”.
O procurador Alexandre Jabur afirma que “esta é a primeira de uma série de empresas que agiram de forma semelhante, algumas das quais vêm buscando o Ministério Público Federal para contribuir para as investigações”.
Antecedentes – Em agosto, a Lava Jato já havia fechado acordo de leniência com a Ecorodovias, controladora da Ecovia e da Ecocataratas, para reduzir em 30% as tarifas de seis praças de pedágio e a recuperação R$ 400 milhões. A empresa reconheceu o pagamento de propinas para conseguir mudanças contratuais em benefício das concessionárias desde 2000. Os R$ 400 milhões devem ser pagos até o fim das concessões, em 2021.
Antes, em abril, a Rodonorte também fechou acordo com o MPF, se compromentendo em pagar R$ 750 milhões em decorrência de ilícitos praticados, dos quais R$ 350 milhões serão utilizados na redução da tarifa.