Jacareí inicia cadastramento de veículos de carga pesada

Meon

A Prefeitura de Jacareí deu início ao cadastramento de veículos de carga pesada, que tem como objetivo regularizar o tráfego de caminhões na cidade. O decreto, que foi sancionado em agosto, entrará em vigor em novembro.

É obrigatório o cadastramento para os caminhões com placa de Jacareí e de outras cidades que circulam pelo município para entrega ou coleta de mercadorias.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 7.500 caminhões circulam pela cidade todos os dias. O cadastro é feito somente no site da prefeitura.

Regras

As Rotas de Cargas Pesadas (RCP) serão vias destinadas ao trânsito de cargas pesadas no município. Veículos de carga leve, até 7,99 toneladas, com dois eixos, podem circular livremente pelas vias definidas na Rota de Cargas Pesadas e em qualquer ponto da cidade com atenção especial a sinalização existente.

Veículos de carga pesada, a partir de 8 toneladas, podem circular apenas nas vias definidas na Rota de Cargas Pesadas. Se quiserem circular fora delas, deverão solicitar a Autorização Especial de Trânsito de Carga (AETC) mediante prévio cadastro.

Os veículos biarticulados, bitrem, ou de transporte de produtos perigosos poderão circular apenas nas vias definidas na Rota de Cargas Pesadas exclusivamente, mediante prévia solicitação de Autorização Especial de Trânsito de Carga (AETC), considerados a viabilidade de horários e vias a serem utilizadas.

Veículos triarticulados, também conhecidos como treminhão, não têm permissão para trafegar na cidade.

Os caminhões de utilidade pública, de bombeiros, de polícia, de fiscalização, de operações de trânsito, de infraestrutura, de transporte de combustível e caminhões guincho terão livre circulação pela cidade.

O tráfego de caminhões em Jacareí será restrito das 7h às 9h e das 17h às 19h. Nenhum veículo de carga leve ou pesada poderá circular fora da Rota de Cargas Pesadas, exceto em casos em que seja necessário para sair ou chegar à garagem.