Mais de 20 mil unidades emplacadas somando os volumes de caminhões e ônibus
· Mais de 14.600 caminhões foram comercializados no ano passado. Assim, a marca conquistou quase 1/3 do mercado
· Com 6.007 ônibus vendidos, Empresa garantiu mais de 50% de participação do total de emplacamentos no País
· 25% de aumento nas exportações de caminhões em 2017
A Mercedes-Benz do Brasil liderou as vendas de veículos comerciais no mercado brasileiro em 2017. Durante todo o ano, mais de 20 mil unidades foram emplacadas no País, somando os volumes de caminhões e ônibus.
“É o melhor presente de Natal que podíamos receber de nossos clientes” afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Esse resultado é um prêmio para todos os nossos colaboradores e parceiros, que se empenharam para oferecer o melhor produto aos clientes. Os números provam que somos uma marca desejada e cada vez mais reconhecida nos mercados interno e externo”.
Os volumes de vendas da Mercedes-Benz em 2017, no mercado brasileiro, foram de 14.670 caminhões, com 28,2% de participação e 6.007 ônibus, sendo 51,1% de market share (Fonte: Anfavea). “E o bom desempenho também aconteceu nas exportações: foram mais de 14.000 unidades entre ônibus e caminhões. No caso dos caminhões, o aumento foi de 25% em relação a 2016”, diz Schiemer.
Considerando os mercados interno e externo foram cerca de 35.000 veículos comercializados. “Este resultado é bem expressivo, especialmente porque 2017 ainda foi um ano de baixos volumes de vendas e os sinais de retomada do crescimento aconteceram somente nos últimos meses do ano. Ou seja, a liderança aconteceu num mercado extremamente competitivo, desafiando as marcas na oferta do melhor produto, o que é decisivo na hora de fechar o negócio”, ressalta Schiemer.
O mercado total de caminhões no Brasil atingiu um volume de 51.941 unidades no ano passado, enquanto o segmento de ônibus alcançou mais de 11 mil unidades.
Grandes vendas em dezembro
Confirmando sua preferência pelo mercado, a Mercedes-Benz realizou grandes negócios em dezembro de 2017. Nessas negociações estão 1.000 ônibus para renovação de frota em várias empresas do Grupo Constantino, entre urbanos e rodoviários, e 905 micro-ônibus LO 916 para a Secretaria da Saúde de Minas Gerais, totalizando o volume acima de 1.900 unidades vendidas apenas no último mês do ano.
Em dezembro foram vendidos também mais de 150 caminhões à Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil. Com isso, o cliente, que já havia adquirido 524 extrapesados da marca em maio de 2017, chega a 674 caminhões Mercedes-Benz em sua operação. Também em dezembro, foram negociados 100 caminhões para a Risa, a maior produtora de soja na nova fronteira do Nordeste, além de 150 Actros para a Transportadora Transoeste de Rondonópolis no Centro-Oeste.
O caminhão extrapesado Actros, top de linha da Mercedes-Benz, foi um grande destaque de vendas ao longo de 2017. Foram emplacadas 1.498 unidades, entre modelos on e off-road, o que significa um aumento de aproximadamente 66% sobre o ano anterior. Considerando apenas os Actros rodoviários, o crescimento de vendas foi superior a 70%.
Como maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil continuará perseguindo o mote “As Estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, entregando ao cliente o veículo comercial por ele desejado e atendendo suas expectativas de rentabilidade, conforto e segurança.
Mercedes-Benz investirá R$ 2,4 bilhões no País
A Mercedes-Benz do Brasil irá investir R$ 2,4 bilhões no período de 2018 a 2022 nas fábricas de veículos comerciais, destinados à continuidade da modernização das plantas de São Bernardo do Campo (São Paulo) e Juiz de Fora (Minas Gerais), rumo à Indústria 4.0 e à melhoria contínua dos veículos comerciais da marca.
Este montante inclui também o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias em serviços e conectividade. Dessa forma, a Empresa investe principalmente em novas soluções de transporte para os clientes e se prepara, cada vez mais, para atender às demandas atuais e futuras dos transportadores. “Continuaremos a investir fortemente nos próximos anos para seguirmos sempre à frente no mercado e também na cabeça de nossos clientes”, conclui Schiemer.