Ministro da Infraestrutura prevê até 2022 o asfaltamento do trecho norte da BR-156, no AP

Tarcísio Gomes de Freitas esteve nesta segunda-feira (7) no canteiro de pavimentação da rodovia mais antiga em execução no país.

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, em visita ao Amapá nesta segunda-feira (7), anunciou para o fim de 2022 a conclusão da pavimentação de 110 quilômetros de estrada de terra do trecho norte da BR-156, única ligação entre a capital Macapá e o município de Oiapoque, na divisa com a Guiana Francesa.

As obras na rodovia federal foram retomadas após quase uma década sem atividades, sendo divididas em 2 lotes. O trecho sem asfalto fica entre Calçoene e Oiapoque e sofre anualmente com os atoleiros e o retardo no tempo de viagem.

Na visita, Freitas esteve acompanhado do governador Waldez Góes, do presidente do Senado Davi Alcolumbre, representantes da bancada federal e do general Santos Filho, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Planejamento está bem feito e tenho certeza que nós vamos dar seguimento, dar produção e no final de 2022 vamos ter todo trecho entre Macapá e Oiapoque concluído”, declarou o ministro.

Primeiro dos 2 lotes deve ser concluído até março de 2020 — Foto: Senado Federal/Divulgação

Primeiro dos 2 lotes deve ser concluído até março de 2020 — Foto: Senado Federal/Divulgação

Dos dois lotes, o primeiro deles será concluído até março do ano que vem. O recurso destinado à pavimentação, cerca de R$ 30 milhões, foi articulado pela bancada federal no Congresso.

“Estamos retomando esforço, as máquinas estão na pista. Aqui nos cabe agradecer o empenho da bancada federal do Amapá, que vem nos brindando com os recursos necessários para retomar e concluir essa obra”, completou Freitas, em publicação nas redes sociais.

O trecho norte da BR-156 é a única ligação terrestre do Brasil com a Guiana Francesa, departamento ultramarino francês na América do Sul. A pavimentação pretende dar mais agilidade no transporte na fronteira, que desde 2016 conta com a Ponte Binacional.

“A BR-156 virou uma prioridade para a gente e tivemos um esforço grande agora em atualização do projeto. Conseguimos dar continuidade ao lote 2 e a partir do ano que vem finalizando os projetos do lote 3”, reiterou o diretor-geral do Dnit, general Santos Filho.

Governador Waldez Góes, presidente Davi Alcolumbre, ministro Tarcísio Gomes, senador Lucas Barreto e deputado federal André Abdon — Foto: Senado Federal/Divulgação

Governador Waldez Góes, presidente Davi Alcolumbre, ministro Tarcísio Gomes, senador Lucas Barreto e deputado federal André Abdon — Foto: Senado Federal/Divulgação

Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a continuidade da pavimentação reforça a união política entre os poderes, garantindo a concentração de recursos para grandes obras.

“A presença do nosso governador, dos deputados estaduais e federais, e, dos nossos senadores, acompanhando o ministro Tarcísio, ‘in loco’, no dia de hoje, é a maior prova de união que a gente poderia demonstrar ao povo do Amapá. É a união do governo estadual, federal e dos nossos representantes legislativos em torno de uma só causa”, ressaltou Davi.