Novas tecnologias em logística e transporte de cargas movimentam o último dia de Intermodal

Jornal Dia a Dia

Fechando a 23ª edição do maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, especialistas e os principais players do setor, tanto do mercado nacional quanto do internacional, marcaram presença no último dia de Intermodal South America 2017 para concluir seus encontros de negócios e debater sobre as últimas novidades do setor.

Os profissionais que estiveram na feira puderam acompanhar as discussões envolvendo as tendências tecnológicas do segmento e a “Indústria 4.0”, além de conferir o que o mercado está fazendo para inovar em um setor cada vez mais competitivo, temas de destaque nesta quinta-feira (6).

caminhão13

O painel “Raio X da logística do futuro: as macro tendências tecnológicas que podem transformar o cenário logístico atual” evidenciou que um dos desafios para a logística em grandes centros urbanos é o tráfego intenso de veículos. “Estima-se que os congestionamentos custam para o Brasil cerca de U$ 19,1 bilhões”, afirma o diretor sênior de transportes da DHL Supply Chain, Marcius Braga.

O executivo apontou ainda algumas ideias que estão sendo testadas no mundo para driblar os obstáculos da logística urbana. “Na Suécia a DHL está implantando o aplicativo MyWays, que facilita a entrega de encomendas por meio dos habitantes da própria cidade. Já na Alemanha o sistema em teste é o Smart Drop Box, que monitora a localização do automóvel do destinatário e envia um funcionário da empresa para depositar a encomenda dentro do carro. O código para abertura do porta-mala é enviado na hora da entrega e expira assim que o bagageiro é fechado”, explica.

Quem também apresentou ideias de inovações que podem revolucionar o setor foi o professor e coordenador do laboratório de logística e transporte da FEC-UNICAMP, Orlando Fontes Lima, que citou pontos como as impressoras 3D, a automação e robótica nos armazéns, self-driving e o compartilhamento econômico.

Mas seu principal assunto foi a Internet das Coisas (IoT), um dos conceitos de tecnologia mais comentados nos últimos anos. “A IoT traz um impacto brutal na logística, porque implica em organização heterarquia, onde não há uma cadeia de comando verticalizada. Um exemplo são caminhões com baús inteligentes programados para controlar a temperatura em cargas refrigeradas e até recalcular a rota do GPS do motorista, caso identifique alguma problema na via. O que agrega mais qualidade ao serviço”, ressalta.

Outro painel que criou expectativas foi o que trouxe experiências de empresas que estão inovando na crise. Companhias reconhecidas, como Correios, Natura, Pirelli e White Martins, exibiram seus cases de sucesso ao público presente. “A Natura mantém uma diretoria específica para a inovação logística que busca uma operação mais sustentável e com a redução de custos”, salienta o gerente de projetos logísticos, Pérsio Pastana.

O hub logístico da Natura em Itupeva, interior de São Paulo, traz uma tecnologia inovadora, que permite o armazenamento de caixas e pallets de forma totalmente automatizada. “Temos uma carreta desenvolvida para carregar e descarregar os produtos em apenas 3 minutos, por meio de um sistema de esteiras motorizadas e elevadores que transportam tudo para o interior e para fora da carreta”, pontua o coordenador de projeto da Natura, Felipe Riul.

A Pirelli, por sua vez, investiu na implantação de um sistema que disponibiliza informações de forma imediata e em tempo real, que possibilita o monitoramento do transporte e a checagem do status de entrega. “Focamos em tecnologias para proporcionar mais autonomia aos nossos fornecedores de serviços de transporte e mais visibilidade nas entregas”, conclui o diretor de logística em transportes da Pirelli na América Latina, Rodolfo Giotto.

Sobre a Intermodal South Americawww.intermodal.com.br

A Intermodal South America é o maior evento das Américas direcionado para os setores de transporte de cargas, logística e comércio exterior. Realizada há mais de 20 anos, a feira é considerada uma plataforma de negócios que reúne, em três dias, os principais players do setor com o objetivo de fomentar negócios e parcerias e dar suporte ao desenvolvimento e aprimoramento tecnológico dos segmentos que congrega. Em sua última edição, reuniu mais de 400 marcas expositoras de 26 países e atraiu mais de 45 mil visitantes. Em 2017, a Intermodal acontece entre os dias 4 e 6 de abril, das 13h às 21 horas, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazilwww.ubmbrazil.com.br

A UBM é a maior empresa organizadora de eventos B2B no mundo. Seu profundo conhecimento e paixão pelos setores da indústria que atende lhe permite criar experiências valiosas onde as pessoas atingem seu sucesso. Em seus eventos, as pessoas criam relacionamentos, fecham acordos e crescem seus negócios. Seus mais de 3.750 funcionários, com sede em mais de 20 países, atendem mais de 50 diferentes setores da indústria. No Brasil, atua nos segmentos da saúde, logística, ingredientes alimentícios, construção civil, construção naval e metroferroviária. Essa rede de relacionamento global, especializada, pessoas apaixonadas e líderes de eventos oferecem oportunidades únicas para que os empresários alcancem suas ambições.

Assessoria de Imprensa – Intermodal South America