Número de infrações de estrangeiros nas estradas do Sul dobrou

O número de turistas dos países vizinhos que vêm passar férias no Brasil aumentou, este ano. Nas estradas do Rio Grande do Sul, isso tem obrigado os motoristas a redobrar a atenção.

Um sinal de cortesia: a seta piscando pra avisar o carro de trás que pode ultrapassar com segurança. No Brasil é assim, para a direita. Mas olha só como os argentinos fazem: seta para a esquerda.

E se a gentileza não fala a mesma língua, o resultado pode ser acidente.

“Verifique se realmente é possível ultrapassar. Não acredite somente na sinalização de um terceiro”, diz o policial rodoviário Eduardo Beltrão.

Aprender nossos costumes pode não ser obrigatório. Respeitar as leis de trânsito é. Só que no trajeto para as praias brasileiras é comum ver carros argentinos ultrapassando em locais proibidos.

Pra tentar escapar da fiscalização, um argentino usou fita adesiva e adulterou a placa do carro. Mas o policial percebeu o truque. E ele só foi liberado depois de pagar multa

Nos últimos dois anos, o número de infrações cometidas por motoristas estrangeiros em estradas gaúchas dobrou. Os nossos vizinhos – os argentinos – são os mais multados. O principal motivo: excesso de velocidade.

Um motorista foi flagrado a 142km/h onde não podia passar de 80km/h. E há quem passe na lombada eletrônica sem se importar com a velocidade.

“A pressa de chegar ao destino, seja um dos motivos. A outra talvez a sensação de impunidade, percorre longos percursos e algum ponto encontram a polícia”, diz o policial rodoviário Claudir Nascimento.

E se o motorista não tiver o registro de entrada, pode ser expulso. A Polícia Federal calcula que dos cem mil argentinos que vieram para o Brasil na fronteira oeste gaúcha, um terço não parou na aduana e está ilegal no país.

“Se ele for flagrado no território brasileiro ele será notificado pra deixar o país em três dias e multado”, afirma o delegado André Luiz Epifânio. (Jornal Nacional)