Operação fiscaliza condições de caminhões na BR-116, no Paraná

G1

A concessionária Autopista Planalto Sul realiza a Operação Serra Segura, que fiscaliza as condições mecânicas de caminhões e demais veículos de carga que transitam pela BR-116, durante esta terça-feira (5). A ação tem início às 10h e segue até as 17h30, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Na última ação, realizada em maio deste ano emMafra, em Santa Catarina, foram abordados cerca de 100 caminhões em um dia de operação.

Mecânicos da concessionária e policiais verificaram, principalmente, as condições de freios, pneus, sistema de direção e de suspensão.

Além da rotineira fiscalização de documentação de porte obrigatório e de cargas, os mecânicos da concessionária e policiais também verificaram há quanto tempo o condutor estava dirigindo, equipamentos obrigatórios, limite de peso e possível influência de álcool ou outras substâncias.

Entre os motoristas abordados, 15 tiveram os documentos retidos por infrações diversas, oito cometeram infrações à legislação da ANTT e outros 38 veículos não estavam de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Dois caminhões foram autuados por transporte irregular de produtos perigosos, enquanto 30 toneladas de carga tiveram de ser remanejadas por excesso de peso.

Grave acidente
A operação ocorre dois dias depois de um grave acidente na BR-277, em Morretes, no litoral do Paraná. No fim da noite de domingo (3), o motorista de um caminhão perdeu o controle do veículo e bateu contra uma mureta de proteção.

O caminhão-tanque, que transportava 44 mil litros de álcool, tombou e depois pegou fogo. Ao todo, 12 veículos foram atingidos, cinco pessoas morreram e várias ficaram feridas.

Em depoimento à Polícia Civil, o caminhoneiro disse que o painel do veículo acusou a existência de uma falha nos freios. Mesmo assim, decidiu continuar a viagem, que resultou no acidente. De acordo com os policiais, ele está preso e deve responder por homicídio doloso, com dolo eventual, ou seja, quando o autor assume o risco de matar.