O caminhão ‘The Iron Knight’, da Volvo, atingiu velocidade máxima de 276 km/h com pneus especiais desenvolvidos e construídos pela Goodyear

O caminhão ‘The Iron Knight’, da Volvo, quebrou dois recordes mundiais de velocidade usando pneus Goodyear – o que fez deles os modelos mais rápidos do mundo para esse tipo de veículo. O veículo pesado também rompeu o recorde de 500 metros de distância à velocidade de 131,29 km/h em 13,71 segundos e conseguiu atingir velocidade máxima de 276 km/h.

Os pneus especiais desenvolvidos e construídos pela Goodyear são resultado de colaboração contínua e forte parceria com a Volvo Trucks, empresa líder na produção de caminhões que leva equipamentos originais da marca. Os pneus Goodyear usados pelo ‘The Iron Knight’ permitiram que o caminhão de 4,5 toneladas e 2.400 HP alcançasse velocidade média de 169,09 km/h em 21,29 segundos e em 1.000 metros de arranque.

A tecnologia por trás desses pneus – desenvolvidos pela Goodyear para bater o recorde mundial de velocidade – é resultado da experiência que a empresa tem conquistado em competições de caminhões. As carcaças utilizadas nesses pneus são exemplares de última geração produzidos pela Goodyear para caminhões vistos todos os dias nas estradas da América Latina. Os novos recordes mundiais de velocidade e aceleração alcançados pelos pneus Goodyear para caminhões demonstram a liderança tecnológica da empresa na indústria de transportes.

“Com tanta potência e torque, manter a aderência de um caminhão de 4,5 toneladas à pista em uma velocidade de quase 280 km/h foi um grande desafio para os pneus que suportavam o caminhão”, disse Ricardo Gloria, diretor de pneus comerciais para a América Latina. “A capacidade de desenvolver pneus que superam recordes mundiais de velocidade comprova nossos avanços na utilização de tecnologia de ponta e inovação para produzir pneus excepcionais. Isso é verdade tanto para os pneus usados pelo ‘The Iron Knight’ quanto para os modelos para ônibus e caminhões que oferecem os mais altos níveis de desempenho para nossos clientes na América Latina e ajudam a reduzir o custo total por quilômetro rodado”.

Os pneus direcionais dianteiros da Goodyear usados pelo ‘The Iron Knight’ têm medida 315/70R22.5 e se baseiam nos modelos para competição da Goodyear que equipam todos os caminhões que participam do Campeonato Europeu de caminhões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Os traseiros, de medida 495/45R22.5, são capazes de resistir à incrível força de torque gerada pelo ‘The Iron Knight’. Esses pneus são feitos a partir de carcaças de modelos Goodyear para caminhões comuns, com compostos e desenhos de banda especificamente projetados. Os produtos que quebraram recordes mundiais possuem decorações especiais da Goodyear para o ‘The Iron Knight’ na parede lateral.
A corrida em que os recordes foram quebrados foi realizada em um campo de provas fechado no norte da Suécia. O piloto do ‘The Iron Knight’, Boije Overbrink, tem mais de 30 anos de experiência em competições de carros e caminhões e já superou anteriormente cinco recordes de velocidade.

A Volvo Trucks e a Goodyear possuem longa e sólida história de colaboração – especialmente quando se trata de recordes mundiais de velocidade. The Mean Green, também conduzido por Boije Overbrink, tornou-se o caminhão híbrido mais rápido mundo em 2012, quando quebrou dois recordes mundiais de velocidade também usando pneus Goodyear para caminhões especializados.
Assista ao vídeo da quebra do recorde do ‘The Iron Knight’ aqui.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 97 anos. No mundo, emprega cerca de 66.000 pessoas e fabrica seus produtos em 49 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação nos Estados Unidos e em Luxemburgo desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta com uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o País.