Polícia apreende caminhões com 12 toneladas de explosivos em MT

G1

Dois caminhões carregados com 12 toneladas de dinamite foram apreendidos pela Polícia Civil na região da Serra do Cachimbo, em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá, na terça-feira (9). A apreensão ocorreu durante a pesagem dos veículos no posto fiscal localizado na divisa de Mato Grosso com o estado do Pará, após os caminhões apresentarem peso diferente do que o apontado nas notas fiscais.

Segundo a polícia, no momento da pesagem, foi constatado que faltavam 5 toneladas de dinamite na carga total. Uma carreta apresentou nota fiscal de 12 toneladas, mas carregava apenas nove toneladas. O outro caminhão carregava, por sua vez, três toneladas de explosivos, quando a nota fiscal apontava que a carga total deveria ser de cinco toneladas.

De acordo com o delegado regional Ronan Gomes Villar, da Polícia Civil de Guarantã do Norte, no momento da apreensão, os dois motoristas foram presos em flagrante por transporte irregular de material explosivo, fraude na entrega da carga e falsidade ideológica.

“A fraude na entrega da carga está configurada porque os motoristas não souberam explicar, até o momento, para onde foram as 5 toneladas de explosivos que estão faltando. Além disso, o motorista especificado na nota fiscal não era o mesmo que transportava a carga da carreta menor, o que configura falsidade ideológica”, disse o delegado.

Conforme informações da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil, em uma comparação simples, a carga encontrada seria suficiente para explodir a Arena Pantanal, na capital, e ainda sobrariam explosivos.

Desvio de carga
Segundo a polícia, a carga de 17 toneladas deveria ser entregue a uma mineradora em Itaituba, no Pará. Um caminhão com 12 toneladas de explosivos saiu da do Paraná e outro, com cinco toneladas, partiu de Goiânia (GO). No entanto, esse segundo caminhão de explosivos deu entrada no Posto Fiscal de Aragarças, em Goiás, na divida com Barra do Garças, a 516 km da capital, porém, a carga não foi entregue no destino.

explosivos

O caminhão vazio se encontrou com o motorista que transportava as 12 toneladas de explosivos em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Na cidade, foram transferidos três toneladas para o caminhão vazio, a fim de tentar burlar a fiscalização no Posto Fiscal da Serra do Cachimbo. No posto, segundo a polícia, a irregularidade da carga foi constatada.

O delegado regional, Ronan Gomes Villar, disse que, além da transferência de carga de um caminhão para o outro, a origem dos explosivos encontrados no segundo caminhão eram de uma empresa diferente da que constava na nota fiscal.

Os dois caminhões e as respectivas cargas foram encaminhadas à Base da Aérea do Cachimbo, onde seguem guardados até que o Exército Brasileiro providencie a retirada e um novo destino ao produto explosivo.