G1
O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, anunciou nesta terça-feira (12) que o Porto de Santos, no litoral paulista, começará a utilizar hidrovias para a movimentação de mercadorias. O projeto será apresentado à iniciativa privada em outubro e já há interessados em utilizar o sistema, que usará o Rio Cubatão e deve ajudar a reduzir os gargalos logísticos.
Durante a 15ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, Oliva anunciou que, a partir de outubro, o cais santista contará com acesso hidroviário. A Codesp criou um grupo de trabalho para a elaboração do projeto em maio deste ano. O grupo, coordenado pela companhia, reúne representantes da Codesp, da Administração da Hidrovia do Paraná (Ahrana), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Capitania dos Portos de São Paulo.
“Estamos inovando, trazendo um novo acesso ao Porto de Santos, que é a possibilidade do uso da hidrovia. Criamos um grupo de trabalho, fizemos um levantamento topográfico, cartas náuticas, tudo aprovado pela Marinha. Temos dois pontos possíveis de serem plataformas logísticas em Cubatão”.
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Presidente da Codesp participou de debate durante o Santos Export (Foto: Mariane Rossi/G1)
Os caminhões que chegarem à Baixada Santista serão destinados às plataformas logísticas, que serão instaladas em duas áreas de Cubatão. Elas têm acesso rodoviário e ferroviário, ou seja, podem receber a carga de ambos os modais. Depois, a mercadoria será descarregada em barcaças, que irão levar os produtos para o terminal portuário, por meio da hidrovia.
“Vamos diminuir o número de caminhões na Perimetral. Isso vai facilitar em muito o tráfego, vai diminuir o congestionamento, e vamos ter mais eficiência, porque uma barcaça pode trazer o equivalente a 50 caminhões”, afirmou o presidente da Codesp.
Na primeira quinzena de outubro, a Codesp irá expor o projeto hidroviário à iniciativa privada. Segundo Oliva, já há vários terminais interessados em trabalhar com o novo sistema, sendo que um já está em processo avançado de negociação.