PRF apreende caminhão com excesso de peso na BR 101

O veículo trafegava na rodovia com deficiência no sistema de retenção da carga.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reteve na noite do último sábado (15), no posto PRF da Serra/ES, no km 251 da BR 101, veículo transportando chapas serradas de granito com excesso de peso e falha nos sistemas de retenção da carga.

Policiais realizavam fiscalização no posto da PRF quando abordaram um caminhão da marca Volkswagen VW/24.250 transportando chapas serradas de granito. O veículo transportava 84 chapas verificadas in loco e descrita nas notas fiscais apresentada pelo condutor.

Ao ser submetido à pesagem, foi aferido o peso bruto total de 39.240 kg, sendo que a configuração do veículo permite a capacidade máxima de 30.450 kg. Dessa forma, foi verificado excesso de peso em 9.030 kg. Outras infrações verificadas foram a deficiência no sistema de fixação da carga que encontrava-se acondicionada e sobreposta sobre cavaletes que não estavam presos a uma viga mestra fixada ao chassi, estando estes apenas apoiados sobre a carroceria e que o condutor não possuía certificado de curso específico para o transporte de rochas.

Nesse sentido foram extraídas as multas por excesso de peso, deficiência no sistema de retenção da carga, além da retenção do veículo para o transbordo da carga em excesso, bem como foi feita a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por infringência do art. 132 do Código Penal (CP): “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”, que será encaminhado ao Ministério Público Estadual.