PRF apreende R$ 200 mil em celulares e eletrônicos contrabandeados na BR-277

A policial rodoviária, Silvane, conta que a equipe da PRF estava indo atender um acidente na rodovia, quando se deparou com o veículo em situação irregular e decidiu realizar a abordagem. “Acabamos realizando a abordagem na praça de pedágio e encontramos diversos equipamentos celulares e outros eletrônicos de origem estrangeira. Constatamos então o crime de descaminho, que é um golpe contra a ordem tributária, onde os autores não arcam com os impostos e tentam entrar com produtos sem esse devido pagamento”, afirmou a agente da PRF que explica que o crime tem pena de reclusão de um a quatro anos.

“Eles não apresentaram nenhum documento de comprovação da onde que vinham esses equipamentos eletrônicos, então quando você não comprova com nota fiscal de onde você comprou, não tem justificativa, já é uma ocorrência de descaminho”, disse Silvane que orienta a todos que se atentem ao limite de compras no exterior, que quando é ultrapassado exigirá o pagamento de impostos.

Entre as mercadorias apreendidas, estavam52 celulares moto G7, 10 celulares moto G6, 3 receptores DUO SAT, 02 receptores Tuning SAT P.918, 1 celular IPhone 7, 2 Processadores Intel core I3, 60 celulares Motorolaone e 145 celulares Xiaomi Redmi7.

O veículo e as mercadorias foram encaminhadas à Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa. O condutor e passageira foram encaminhados para a Delegacia do Polícia Federal de Ponta Grossa e responderão pelo crime de descaminho, Art. 334, da Lei 13.008/14.