Radares voltam a funcionar nas estradas estaduais da Zona da Mata

Os radares das estradas estaduais irão voltar a funcionar a partir da próxima terça-feira (11). A MG-030, em Nova Lima; MG-133, em Tabuleiro; e MG-447, em Ubá foram as primeiras a receber os novos equipamentos. Eles já estão funcionando em módulo educativo desde segunda-feira (3) com o limite de velocidade permitido nas vias estaduais, que é de 60 km/h.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), os radares ficaram dois anos parados, já que o governo do estado não renovou contrato com a empresa que os mantinha. Desta forma, outra licitação foi realizada.

Ao todo, serão implantados 393 equipamentos fixos nas rodovias mineiras. O número representa um aumento de 63,7% em relação à quantidade de aparelhos existentes até 2014. Outros 13 equipamentos móveis também contribuirão para garantir a segurança nas estradas.

Segundo o subtenente da PM, Júlio César Almeida, os radares são fundamentais para a segurança do trânsito. “Nós utilizamos, atualmente, dois radares móveis nos locais onde os fixos estavam desativados. Nós entendemos que um trabalho preventivo nesses locais é importante, pois através de um estudo técnico verificou-se a necessidade de tal equipamento para reduzir a velocidade naquele local”, destacou.

Reativação
O processo de reativação dos radares começou em outubro de 2014 quando o DER abriu o processo de licitação, mas foi suspenso por causa de alguns questionamentos feitos por parte do Tribunal de Contas do Estado. Após adequações no edital só agora é que o consórcio recebeu a ordem de serviço para instalar os radares fixos e distribuir os equipamentos móveis para todo o estado. O contrato que foi assinado com a empresa vale por dois anos e meio.

G1