Teoria e prática para desenvolver caminhões

A precária infraestrutura da malha rodoviária no Brasil é um dos principais problemas enfrentados pelos motoristas de caminhões. Não só pela elevação dos custos da manutenção e pela redução na velocidade, que causa queda na produtividade, mas principalmente pela falta de segurança. As más condições das estradas forçam as fabricantes a adequarem seus produtos e aumentar a robustez. De olho nisso, a MAN Latin America montou em sua fábrica em Resende, interior do Rio de Janeiro, um campo de provas capaz de simular 26 eventos para testar seus modelos de acordo com suas necessidades de uso, com diferentes tipos de pavimentação, obstáculos e inclinações. Há ainda uma pista para aferir o nível de ruído externo, única na América Latina com certificação ISO 10.844.

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Em funcionamento desde o final do ano passado, o circuito de testes de ônibus e caminhões MAN Latin America sujeita os veículos a situações que comprometem suas estruturas e durabilidades, com trajetos em pedras de rio, paralelepípedos, trilhos de trem, ondulações conhecidas como “costelas de vaca”, lombadas e remendos de asfalto. O objetivo é certificar a eficiência e a robustez dos modelos conforme seu padrão de uso.

O circuito possui uma área de 35.500 m² e representou um custo de R$ 9,5 milhões para ser construído. De acordo com Leandro Siqueira, diretor de engenharia de planejamento de produto, em três meses de testes, os caminhões e os ônibus passam pelos mesmos eventos que passariam em dez anos de uso nas rodovias do país.

Transporte de cargas valiosas

Pesado blindado. Outra novidade da MAN é o inédito modelo Volkswagen Constellation 25.420 8×2 Tractor, de 420 cv. O caminhão extrapesado é blindado e atende empresas que transportam altos valores em carga, como eletrônicos, medicamentos e dinheiro. Feito sob medida para o grupo Protege, o modelo tem capacidade para transportar até 28 pallets.

Modelo TGX, da Man, traz atualizações

A MAN Latin America também revelou a linha 2018 dos caminhões TGX. Sem atualizações desde 2011, os modelos ganharam um face-lift para renovar suas roupagens e “aquecer” as vendas da gama.

As alterações nos MAN TGX 2018 consistem na mudança de cor do interior da cabine e na adoção de luzes diurnas de rodagem no conjunto ótico. Por dentro, foram incorporados mais porta-objetos, e as tonalidades dos revestimentos agora são mais claras e transmitem maior sensação de requinte ao painel de instrumentos, portas e cortinas. Já nos faróis, há a presença de luzes em LEDs com acendimento automático ao girar a chave na ignição que funcionam atendendo a legislação atual. Em termos de valores, a tabela de preços da gama MAN TGX 2018 parte dos R$ 360 mil na configuração com tração 6×2, e R$ 380 mil, nos modelos 6×4. (VA/ AP)