Tereza Cristina cobra ‘bom senso’ do STF em julgamento de tabela do frete

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina voltou a criticar a tabela de frete. A declaração foi dada durante uma palestra na Associação Comercial de São Paulo nesta segunda-feira (17).

Durante a apresentação a políticos e empresários do setor, Tereza Cristina afirmou que a questão é “importantíssima” para a agropecuária e explicou que o tabelamento afeta diretamente o preço das commodities.

“Quando eu vou plantar a soja do ano que vem eu já estou fechando e o preço do frete já está embutido na composição desse custo. Todo mundo está colocando um preço maor para se proteger. Quem acaba perdendo? O produtor rural, sempre o elo da cadeia mais fraco fica dentro da porteira. Eu espero que eles tenham o bom senso de votar pela inconstitucionalidade dessa matéria, porque não tem cabimento ter tabela em uma economia de livre mercado”.

O tema foi colocado em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ser discutido pelos ministros da Corte apenas no próximo semestre, no dia 4 de setembro.

A tabela de preços mínimos de frete foi instituída por meio de Medida Provisória, convertida em lei, após a greve dos caminhoneiros que parou o Brasil em maio de 2018.Mais notícias

Durante o evento, Tereza Cristina também falou sobre o Plano Safra, que será divulgado nesta terça-feira (18) pelo Governo. Sem antecipar detalhes, ela disse que vai dar prioridade aos pequenos e médios produtores e negou que o atraso na divulgação do plano atrasará a produção no país.

Na próxima semana, a ministra estará em Bruxelas, na Bélgica, para participar de uma reunião sobre o acordo comercial União Europeia-Mercosul.