Serão oferecidos serviços, como vacinação (Tétano, Difteria, Hepatite B, Febre Amarela), testes rápidos para HIV e Hepatite C, distribuição de preservativos, avaliação postural, nutricional e bucal, aferição de pressão e medição de glicemia capilar. Além das ações de saúde, haverá corte de cabelo, orientações para prevenção da leptospirose, leishmaniose, zika vírus, dengue e outras zoonoses e verificação veicular ambiental do projeto Despoluir – Programa Ambiental do Transporte.
Na ação, também serão desenvolvidas atividades com o objetivo de despertar nos profissionais um olhar crítico sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes e incentivá-los a se tornarem agentes de proteção social na redução desse tipo de crime. O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa faz parte do projeto Proteger, também desenvolvido pelo SEST SENAT. O trabalhador do setor de transporte é um agente fundamental para o desenvolvimento de ações que combatam o crime de exploração.
Em 2015, o Saúde nos Portos realizou mais de 12 mil atendimentos, entre ações de saúde e oferta de serviços em nove portos organizados do Brasil.
Saúde nos Portos – Porto de Santos