Diário Catarinense
Prestes a completarem dois anos trafegando por estradas em meia pista e desvios, moradores das regiões Oeste, Meio Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina — atingidos pelas fortes chuvas entre os dias 26 e 29 de junho de 2014 — receberam uma boa notícia na tarde desta segunda-feira. Com R$ 7,2 milhões de recursos autorizados pelo Ministério da Integração Nacional, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), órgão responsável pelas rodovias estaduais, deve começar as obras de recuperação em, no máximo, três semanas. Ao todo, serão 22 trechos recuperados em pelo menos 12 rodovias, entre elas as SC-150, SC- 155, SC-160, SC-283, SC- 350, SC 355, SC-390, SC-452, SC-453, SC,465.
Chuva causa estragos em cidades do Oeste de Santa Catarina
Chuva provoca alagamento e arrasta carros no Oeste de Santa Catarina
A informação foi confirmada pelo diretor da pasta, Adalberto Souza. Segundo ele,todas as obras já foram licitadas e as empresas estariam prontas para montar os canteiros de obras e iniciar os trabalhos o mais rápido possível. Souza afirma que, agora, para começar de fato as reconstruções, basta apenas o dinheiro cair na conta.
— Já temos os projetos, e o plano de trabalho também está encaminhado. Falta apenas encaminhar alguns documentos e assinar os papéis para creditar o recurso — pontou.
Apesar de não ser estipulado um prazo para a conclusão das obras, elas precisam ser concluídas dentro de um ano, conforme edital publicado no dia 28 de março deste ano no Diário Oficial da União. O Deinfra, que, segundo a Defesa Civil do Estado, receberá o recurso integralmente, precisará prestar contas à União sobre o uso da verba. Caso seja identificado algum crédito inutilizado pelo órgão estadual, ele precisará ser devolvido aos cofres públicos.