UNICAM acompanha reunião em favor dos caminhoneiros no Porto Seco de Foz do Iguaçu

Auditores Fiscais deflagraram ‘Operação Padrão’, em protesto pela demora na aprovação do PL 5864, o que causa congestionamento de caminhões no porto

 China e o presidente da Comissão Especial do Projeto de Lei 5864, Deputado Federal Júlio Delgado (PSB-MG)

China e o presidente da Comissão Especial do Projeto de Lei 5864, Deputado Federal Júlio Delgado (PSB-MG)

No dia 12 de setembro, a União Nacional dos Caminhoneiros – UNICAM, na pessoa de seu presidente, José Araújo (China) esteve em Brasília a fim de buscar um alívio para a situação dos caminhoneiros que estão sofrendo com a demora na liberação no Porto Seco de Foz do Iguaçu.

Essa demora é causada pelo impasse na aprovação do Projeto de Lei n º 5864, relacionado à carreira dos Auditores da Receita Federal pelo governo atual. Os auditores, em represália, estabeleceram a , Operação Padrão, causando congestionamento de caminhões na região.

José Devanir, Diretor de Assuntos Parlamentares, Célia FErrarini, Auditora Fiscal e Maíra Giannico, Diretora-Adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindifisco, junto com China (Foto: Divulgação)
José Devanir, Diretor de Assuntos Parlamentares, Célia Ferrarini, Auditora Fiscal e Maíra Giannico, Diretora-Adjunta de Assuntos Parlamentares do Sindifisco, junto com China (Foto: Divulgação)

Segundo informou o chefe dos auditores, Gilson Mocelim, à reportagem da UNICAM,  há um déficit de quase 2 mil caminhões que acabam tendo que aguardar para serem vistoriados. “Entendemos a situação dos caminhoneiros, e esperamos que o que o governo nos prometeu seja cumprido e assim possamos atuar com 100% da capacidade. Hoje recebemos cerca de 800 caminhões por dia, conseguimos liberar mais ou menos isso, o problema é que tem esse volume acumulado”, explica ele.

UNICAM defende caminhoneiros

No decorrer da reunião, na Câmara dos Deputados, o presidente da UNICAM, José Araújo (o China), conversou com as lideranças das entidades do setor e pediu que fosse feito um esquema especial, dando maior vazão aos caminhões, para que não se prejudique tanto a categoria. A intervenção de China foi decisiva para que houvesse um pouco de alívio para os caminhoneiros.

A Audiência Pública, que tratará deste projeto ficou marcada para o dia 4 de outubro, quando a UNICAM deverá estar novamente presente para acompanhar os trabalhos e as resoluções sobre a questão.

China também conversou com o presidente da comissão, Deputado Federal Júlio Delgado – PSB/MG, no sentido de buscar uma solução para o impasse.