UNICAM percorre o Brasil debatendo a pauta dos Transportadores Autônomos

Transportadores Autônomos do Acre, durante palestra da Unicam (Foto: Divulgação)
Transportadores Autônomos do Acre, durante palestra da Unicam (Foto: Divulgação)

A União Nacional dos Caminhoneiros – UNICAM iniciou nesta semana uma série de palestras que fará em vários estados do Brasil. Na pauta, os grandes temas que estão atualmente em discussão e que ditam as regras do atual cenário dos Transportes Rodoviários de Bens e Serviços e influem diretamente na atividade dos Transportadores Autônomos.

China faz palestra para caminhoneiros do Acre (Fotos: Divulgação)
China faz palestra para caminhoneiros do Acre (Fotos: Divulgação)

A primeira palestra foi realizada na última segunda-feira (28), em parceria com o (SINTRABA – Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado do Acre) localizada em Rio Branco, com apoio total do presidente Sr. Júlio Faria e foi ministrado pelo Presidente da UNICAM, José Araújo “China”, que apresentou os seguintes temas:

– A atuação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres);

– ProCaminhoneiro (ProCaminhoneiro é uma modalidade de financiamento de longo prazo com recursos e taxas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico);

– Exame Toxicológico (Resolução CONTRAN 517, imposta na Lei dos Caminhoneiros, que exige exame toxicológico para motoristas profissionais. Tema no qual ele explicou a medida que entrou em vigor dia 2º de março de 2016).

– Redução do Imposto de Renda (Os caminhoneiros autônomos de todo o Brasil comemoram a redução da base de cálculo para o pagamento do Imposto de Renda. A base passa dos atuais 40% para 10% sobre o rendimento bruto dos autônomos. A medida vale a partir de 1º de janeiro de 2013).

Participação dos transportadores foi considerada muito boa
Participação dos transportadores foi considerada muito boa

Outras legislações do setor em vigência foram citadas no encontro.

“Com a participação dos caminhoneiros do Acre, o evento foi um sucesso e mostra que a categoria está unida e interessada nos temas propostos. Por isso, vamos dar continuidade à essa série de palestras, para esclarecer esses temas importantes, ouvir os companheiros e desempenhar o nosso papel de entidade que defende o setor”, afirma China.

A série de palestras vai continuar em outros estados e iremos divulgar futuramente as datas aqui, no site da UNICAM, fique ligado! Após os encontros a Unicam, juntamente com outras entidades do setor, irá tomar uma posição oficial para exigir que as conquistas legais dos caminhoneiros sejam, de fato, cumpridas.