Considerada infração média, o trânsito de veículos com defeito no sistema de iluminação e sinalização em rodovias tem preocupado as autoridades policiais em Bauru. Do ano passado para cá, o número de autuações desta natureza cresceu na região, colocando em alerta o Policiamento Rodoviário local, que destaca o risco que esta falta de cuidado representa para os usuários.

Tenente Gabriel Eleutério Garcia destaca que preocupação da Polícia Rodoviária é crescente

Segundo estatísticas da corporação, estes veículos “invisíveis”, sem qualquer iluminação no período noturno, geraram 41 autuações em 2016, número que já supera o montante contabilizado em 2015 inteiro, quando foram elaboradas 33 multas.

Já os veículos com algum defeito de iluminação resultaram em 265 autuações neste ano e 293 flagrantes no ano passado. Os dados são referentes a abordagens realizadas em rodovias que passam pelos 11 municípios da região abrangidos pelo Pelotão de Policiamento Rodoviário de Bauru.

PONTOS CRÍTICOS

Segundo o comandante da 1.ª Companhia, tenente Gabriel Eleutério Garcia, os locais mais críticos são trechos de pista simples, embora as estatísticas não revelem quais rodovias concentram o maior número de casos. “O problema ocorre de uma forma geral. Mas, na área urbana, a maior frequência é de motocicletas mal iluminadas ou sinalizadas, enquanto nas rodovias, são os caminhões”, diz.

Destes últimos, os mais comuns na região são os que trafegam transportando cargas pesadas, como cana-de-açúcar e madeira. Como tendem a transitar em velocidade mais baixa, os riscos de gerar graves consequências diante de colisões traseiras são ainda mais potencializados com a inadequação deste tipo de equipamento de segurança.

Mas se, por um lado, motocicletas e automóveis ficam vulneráveis diante da presença de caminhões com precária iluminação, motos sem os devidos equipamentos também podem ser facilmente colhidas por outros veículos. “Temos diversos relatos de motocicletas que estavam com faróis de sinalização traseira queimados e que, por este motivo, acabaram sendo atingidas. Isso pode custar a vida de muitos condutores, como já custou”, comenta o comandante.

RETRORREFLETIVOS

“Conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas” é penalidade prevista no inciso 22 do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração, considerada média, gera quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13, que passará a R$ 130,16 a partir de novembro.

De acordo com o tenente Eleutério, caminhões com faixas retrorrefletivas ausentes ou sujas nos para-choques também representam risco para os usuários. Tratam-se de equipamentos obrigatórios que, se inoperantes, ineficientes ou inexistentes, também geram a mesma penalidade, conforme descrição do inciso 9 do mesmo artigo do CTB.

“Mas, para fins de estatística, não conseguimos filtrar por tipo de equipamento, então, não temos como saber quantas autuações foram feitas por conta deste tipo específico de inconformidade”, aponta.

O comandante salienta que, ainda que não pareça grande o número de veículos identificados com defeito ou ausência de sinalização ou iluminação, a preocupação da Polícia Rodoviária é crescente. Por este motivo, a corporação realiza frequentemente as chamadas operações “Vagalume”, além de efetuar autuações em patrulhamentos de rotina.

Para os condutores, a recomendação, segundo Eleutério, é garantir a checagem e manutenção periódica do funcionamento dos equipamentos de iluminação e sinalização, com especial atenção sempre que forem trafegar em rodovias.

Faróis durante o dia

A lei federal que impôs multa a motoristas que trafegavam com farol desligado em rodovias durante o dia segue suspensa, sem prazo previsto para voltar a vigorar. Segundo o tenente Gabriel Eleutério Garcia, desde que a regra começou a valer, em 8 de julho deste ano, até o momento em que o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região expediu a liminar, em 2 de setembro, foram elaboradas 1.107 autuações nos 11 municípios da região.

“Na visão do Policiamento Rodoviário de Bauru, foi uma pena a lei ter sido suspensa, porque sabemos que o uso dos faróis baixos traz segurança para os usuários, ao aumentar a visibilidade dos veículos no entorno”, observa.

Condutora relata pânico após quase colidir contra caminhão na Rondon

Uma motorista de 41 anos, que pediu para ter a identidade preservada, passou por grande susto ao se deparar com um “caminhão invisível” na Marechal Rondon (SP-300), em Bauru. Para se ter uma ideia, seu carro foi parar na canaleta da rodovia.”Eu saí de um posto na Rondon e seguida sentido Capital-Interior para pegar a entrada da Getúlio Vargas. De repente, notei que parecia ter algo na minha frente. Quando vi, já estava praticamente embaixo de um caminhão com os faróis apagados”, relata.

A motorista conseguiu puxar a direção para a esquerda, quando o carro caiu na canaleta. “Foi por muito pouco. Eu só tremia e precisei e um tempo para pensar como ia sair dali. O susto foi enorme”, finaliza a condutora, que estava sozinha no veículo e, por sorte, não se feriu.