Veja 7 dicas para quem transita em ruas e estradas com buracos

Correio de Uberlândia

Com tanta chuva causando transtornos e estragos nas estradas e ruas, os motoristas devem ter cuidado redobrado para minimizar seus prejuízos e garantir a segurança de todos.

Marcelo Simidamore, gerente de negócios Frota da ValeCard, empresa que atua nos setores de meios eletrônicos de pagamento, gestão de frota e benefícios, afirma que, além do risco de acidentes, trafegar em locais com más condições pode danificar os pneus, componentes da suspensão do automóvel, terminais de direção e uma série de peças e acessórios, trazendo muitos prejuízos.

Conheça as sete dicas para trafegar com segurança em vias com buracos:

1) Diminua a velocidade

Trafegar em vias pouco conhecidas ou que, por conta das fortes chuvas, estão irregulares, requer mais atenção. Por isso, tenha ainda mais cuidado e tente desviar de poças de água, que podem esconder buracos.

2) Verifique os amortecedores e suspensão

Passar com o veículo em buracos pode causar danos aos pneus, amortecedores e suspensão. Isso pode comprometer a segurança do condutor principalmente se o automóvel estiver em velocidade elevada. A pouca estabilidade do carro é um sinal de que algo está errado.

A pressão de ar é o fator que mais afeta o desgaste do pneu e, por consequência, sua vida útil. Saiba como a pressão excessivamente baixa ou alta pode afetar diretamente o pneu.

  • Pressão baixa: Pneu com baixa pressão tem sua área de contato com o solo alterada, provocando desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem e dos “ombros”. Isso reduz sua durabilidade e aumenta o consumo de combustível. Outras consequências que podem advir da baixa pressão: superaquecimento, quebras e separações dos componentes estruturais do pneu.
  • Pressão alta: Também altera a área de contato do pneu com o solo, ocasionando desgaste acelerado no centro da banda de rodagem e reduzindo a durabilidade do pneu. Devido ao supertensionamento da carcaça, o pneu fica mais suscetível a cortes e impactos com buracos, mesmo menores. Pressão alta reduz o conforto ao dirigir (carro vibra mais com irregularidades do solo).

3) Mantenha distância do veículo da frente

Quando você está muito próximo do carro da frente, perde a oportunidade de ver e ter uma reação segura para desviar dos buracos. Portanto, mantenha uma distância para que você possa se proteger de armadilhas do caminho.

A legislação considera como infração grave dirigir sem manter uma distância segura, porém, não existe uma metragem definida, podendo variar dependendo das condições climáticas ou da pista.

4) Atenção com outros veículos

Ao tentar desviar de buracos, muitos motoristas se envolvem em acidentes e, dependendo da velocidade, chegam a capotar o veículo. Em locais com o asfalto crítico, fique atento ao veículo que trafega em direção contrária a sua.

5) Mantenha o estepe calibrado

Passar em buracos aumenta o risco de o pneu estourar e até amassar as rodas do carro. Por isso, é importante manter o estepe calibrado. Assim, em caso de pneu furado, o motorista consegue prosseguir com a viagem. O estepe pode ser calibrado junto com o pneu, uma vez por semana ou no máximo a cada  15 dias.

6) Verifique as condições dos pivôs

É importante perguntar ao seu mecânico de confiança as condições do pivô, terminais de direção, buchas das bandejas e molas. Uma trinca no pivô do seu veículo pode fazer com que você perca o controle do carro e se envolva em um acidente sério.

7) Luzes externas

Verifique se todas as luzes externas, farol, lanterna, seta e freio, estão em funcionamento. Não se esqueça das condições das palhetas e o nível do reservatório do limpador de para-brisa.

Transitar com lâmpadas queimadas nos faróis, lanternas e luz de placa pode resultar em multa mais 4 pontos na carteira e na retenção do veículo para regularização.